quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Kapalıçarşı

Porta nº 7
No sábado fui pela primeira vez ao Kapalıçarşı, nome turco para o Grande Bazar, acreditem que é mesmo grande, é considerado um dos mercados mais antigos e grandes do mundo. Confesso que não gostei muito, prefiro o Bazar Egípcio, é mais típico. Os turcos que por lá vendem as suas mercadorias andam sempre atrás de compradores, o objectivo é vender mais. É sempre possível regatear, mas esta função é muito mais fácil e muito menos agressiva caso seja uma mulher a fazê-lo. Eu tentei regatear um casaco e uns óculos de sol e nestas duas vezes o vendedor "ia saltando para cima de mim", mas no final lá consegui comprar um casaco de Inverno por um preço razoável num vendedor mais simpático. 

Outro dos passatempos dos vendedores turcos é tentar adivinhar a nacionalidade dos turistas, cada vez que passávamos em frente a uma loja a conversa era quase sempre:
Turcos - Italianos!?
Nós - No
Turcos - Espanholes!?
Nós - No, We are From Portugal!
Turcos - Ah, Portekizce!!!
E depois lá nos tentavam vender alguma coisa.

3 comentários:

  1. Muito bom moço andarilho. Risos...
    Te desejo sucesso por aí.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho pouca paciência para esses mercados, então se me começam a agarrar, temos o caso mal parado. Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Aleatoriamente: obrigado, beijo

    Rafeiro: eles andam sempre a traz de nós em qualquer mercado. abraço

    ResponderEliminar